A recordista do Guinness na categoria "Pernas Mais Longas" é a russa Svetlana Pankratova, corretora de imóveis em Málaga, na Espanha. Ex-jogadora de basquete, ela tem 36 anos e 1,32 metro só de pernas. Pankratova chegou nesta quarta-feira (12) ao Rio para o lançamento da edição 2009 do livro dos recordes mundiais. Ela conta que decidiu disputar a vaga por insistência de amigas, após uma frustrada tentativa de seguir a carreira de modelo.
Além da dificuldade de encontrar um lugar confortável em aviões, carros e cinemas, ela diz que também sofre para comprar calças e sapatos. A russa calça 44. Ela pretende, agora, "usar as pernas para fazer publicidade".
"Gosto de posar e ser fotografada", disse. "Gosto das minhas pernas porque me sinto diferente." Ela também conta que o recorde lhe dá a oportunidade de viajar. É a primeira vez dela no Brasil. Pankratova fez um rápido passeio pela orla de Copacabana e pelo Aterro do Flamengo, na zona sul. "Aqui é muito bonito."
Casada com um homem "mais baixo", de 1,85 metro de altura - ela tem 1,96 -, a russa conta que "muitos homens se sentem desconfortáveis" perto dela e "saem de fininho." Ela costuma ouvir piadas de praxe, sem inteligência, do tipo `Como está o tempo aí em cima?', comum também aqui no Brasil. O que Pankratova mais quer fazer durante a visita ao País? "Me gustaria de aprender a bailar samba no carnaval", disse, em portunhol.