Ouça este conteúdo
Os Jogos Mundiais da Amizade, a alternativa concebida pela Rússia aos Jogos Olímpicos de Paris, dos quais o país foi banido, foram adiados para 2025, informou nesta terça-feira (16) o presidente da Federação Russa de Halterofilismo, Maxim Agapitov.
“Os Jogos da Amizade foram planejados. Sei oficialmente que os jogos foram adiados para o próximo ano”, afirmou o dirigente em entrevista coletiva, citado pela agência de notícias russa Interfax.
Segundo Agapítov, “devido ao adiamento dos Jogos da Amizade, o nosso calendário [de competições] muda, para este ano já não tínhamos outros eventos internacionais importantes previstos, uma vez que, naturalmente, os Jogos da Amizade excluíram o resto das preparações e competências”.
Anteriormente, o canal de televisão Match TV havia informado que o diretor geral do comitê organizador dos Jogos da Amizade, Alexey Sorokin, deixou o cargo no último dia 5, embora não esteja fora do evento, pois continua colaborando como conselheiro. Ele foi sucedido pelo vice-presidente da Federação Europeia de Muay Thai, Dmitri Putilin.
Os Jogos da Amizade, sediados em Moscou e Ecaterimburgo, estavam agendados para setembro deste ano.
Diante do bloqueio do esporte russo em eventos internacionais, devido a escândalos de doping e à guerra na Ucrânia, a Rússia propôs a realização de competições alternativas.
É o caso dos Jogos dos Brics, realizados em Kazan no mês passado, e dos Jogos do Futuro, realizados em fevereiro também naquela cidade e que combinaram o esporte tradicional com as altas tecnologias digitais.
A possibilidade do adiamento dos Jogos da Amizade era discutida há um mês nos meios de comunicação russos, tendo como principais motivos questões de segurança e que a sua realização logo após os Jogos Olímpicos de Paris não permitiria a presença de atletas ocidentais que manifestassem o desejo de participar neste evento.
Conteúdo editado por: Fábio Galão