Alguns dos incêndios que devastam as florestas do oeste da Rússia estão fora de controle, afirmou hoje o ministro de Situações de Emergência russo, Sergei Shoigu. Há temores de que o país não tenha bombeiros suficientes para combater o fogo.

CARREGANDO :)

Dezenas de milhares de soldados e voluntários ajudam cerca de 10 mil bombeiros a combater os incêndios em mais de doze províncias no oeste da Rússia, sete das quais estão em estado de emergência. Shoigu disse que havia hoje 246 focos de incêndio, numa área total de 121 mil hectares.

Mais cedo, os meios de comunicação russos haviam citado Shoigu dizendo que os esforços contra o fogo ajudaram a salvar ontem mais de 300 cidades e vilas da destruição. "Mas em alguns lugares (o fogo) está ficando fora de controle", teria dito Shoigu ao presidente Dmitri Medvedev, durante reunião nas proximidades da cidade de Sochi, no sul do país, segundo a mídia russa. Não foram divulgadas informações sobre a localização dos incêndios considerados fora de controle.

Publicidade

Os incêndios, que tiveram início depois de semanas de registros recordes de alta temperatura e praticamente nenhuma chuva, mataram 40 pessoas e destruíram quase 2 mil casas. O fogo também atingiu uma base militar perto de Moscou, destruindo o prédio principal e outros 13 onde estavam equipamentos de aviação. A informação, divulgada na semana passada pelos meios de comunicação russos, só foi confirmada hoje pelo escritório da promotoria russa.