Ouça este conteúdo
A Rússia lançou uma ameaça severa ao Reino Unido ao afirmar nesta quinta-feira (23) que atacaria alvos britânicos caso a Ucrânia utilize armamento fornecido por Londres em território russo.
A ameaça russa foi proferida pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do regime de Vladimir Putin, Maria Zakharova.
"Como sabemos, durante sua visita a Kiev, [David] Cameron [chanceler britânico] disse que, e cito: 'A Ucrânia tem todo o direito de atacar o território russo usando armas britânicas'. Foi uma tentativa malsucedida de autopromoção? Ou ele recuou na posição oficial de Londres?", disse Zakharova.
"Tiramos conclusões deste caso, no entanto. Registramos este caso, dissemos diretamente que, em resposta a ataques usando armas britânicas contra o território do nosso país, podemos atacar quaisquer alvos militares britânicos e armamentos na Ucrânia e além”, acrescentou.
No começo deste, Cameron realmente citou o “direito” da Ucrânia de usar armas britânicas para atingir alvos além de seu território.
A mesma fala de Cameron foi citada pela porta-voz como um dos motivos para que os russos tenham iniciado exercícios com armas nucleares táticas na fronteira do país com a Ucrânia.
Cameron deu essa fala durante uma entrevista à agência Reuters enquanto visitava Kiev no começo deste mês. Na visita, o chanceler britânico reforçou o apoio do Reino Unido à Ucrânia, com a promessa de um pacote de ajuda militar plurianual, incentivando outros países a seguir o mesmo exemplo.