• Carregando...
Vice-primeiro-ministro Alexander Novak criticou proposta do G7 de colocar limites nos preços das exportações de petróleo russo: “Vai arruinar completamente o mercado”
Vice-primeiro-ministro Alexander Novak criticou proposta do G7 de colocar limites nos preços das exportações de petróleo russo: “Vai arruinar completamente o mercado”| Foto: EFE/EPA/ANATOLY MALTSEV

A Rússia ameaçou nesta quinta-feira (1º) suspender o fornecimento de petróleo e derivados aos países que decidam limitar o preço do petróleo russo.

“Se eles impuserem restrições de preços, simplesmente não forneceremos petróleo e derivados para as empresas ou Estados que os impõem, pois não trabalharemos de maneira não competitiva”, disse o vice-primeiro-ministro Alexander Novak, em declarações relatadas pela agência de notícias russa Tass.

Os ministros das Finanças dos países do G7 (Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Japão) vão discutir na sexta-feira (2) a ideia de colocar um preço limite às exportações de petróleo russo para evitar que o Kremlin assuma grandes receitas à medida que o preço do barril de petróleo aumenta.

Novak chamou as propostas de limitar o preço do petróleo russo de “completamente absurdas”, acrescentando que a medida poderia destruir completamente o mercado mundial de petróleo.

“A interferência nos mecanismos de mercado de uma indústria tão importante como a petrolífera, que é a mais importante em termos de garantia da segurança energética de todo o mundo, só vai desestabilizar o mercado petrolífero”, disse.

Novak destacou que os consumidores europeus e americanos que já pagam altos preços pela energia agora serão os primeiros a pagar pela medida. “Isso vai arruinar completamente o mercado”, argumentou o vice-primeiro-ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]