Ouça este conteúdo
A Rússia culpou a Ucrânia por um grande incêndio neste sábado (29) em uma unidade de armazenamento de petróleo no porto de Sebastopol, na Crimeia, península ucraniana ocupada por Moscou desde 2014.
O governador russo de Sebastopol, Mikhail Razvozhaev, afirmou no Telegram que “ficou claro que apenas um drone conseguiria alcançar o reservatório de petróleo”. Ele acrescentou que ninguém ficou ferido e que outro drone foi derrubado.
A Ucrânia, a exemplo do que ocorreu após ataques à Crimeia registrados no ano passado, não reivindicou responsabilidade, mas comemorou o episódio.
Segundo a Al Jazeera, um oficial da inteligência militar ucraniana informou que foram destruídos mais de dez tanques de petróleo com capacidade de cerca de 40 mil toneladas, que seriam utilizadas pela frota russa no Mar Negro.
O oficial Andriy Yusov descreveu a explosão como uma “punição de Deus” pelos ataques realizados pela Rússia na sexta-feira (28), que deixaram pelo menos 25 civis ucranianos mortos.
“Essa punição será duradoura. Em um futuro próximo, é melhor para todos os residentes da Crimeia ocupada temporariamente não ficar perto de instalações militares e instalações que abastecem o exército do agressor”, disse Yusov.