• Carregando...
O regime russo, comandado por Vladimir Putin, tem pressionado a Otan para evitar um conflito regional maior
O regime russo, comandado por Vladimir Putin, tem pressionado a Otan para evitar um conflito regional maior| Foto: EFE/EPA/GAVRIIL GRIGOROV/SPUTNIK/KREMLIN

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia cancelou as credenciais de seis diplomatas britânicos, em cujo trabalho foram detectados “indícios de atividades de espionagem e sabotagem”, segundo informou nesta sexta-feira (13) o Serviço Federal de Segurança russo (FSB, ex-KGB).

A decisão foi adotada com base na documentação fornecida pelos serviços de segurança e “em resposta às inúmeras ações hostis de Londres”, informou o comunicado do FSB, citado pela agência de notícias oficial russa TASS.

“Londres nos envia agentes de inteligência como cônjuges diplomáticos e se utiliza de crianças pequenas para acobertar atividades de espionagem”, disse um oficial do FSB à emissora de televisão estatal russa Rossiya-24, sob condição de anonimato.

Essa mesma fonte mencionou que os diplomatas privados do credenciamento são três homens e três mulheres.

Segundo a  Rossiya-24, os seis diplomatas privados de suas credenciais trabalham no departamento político da embaixada britânica.

Por sua vez, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que a missão diplomática do Reino Unido em Moscou foi “muito além dos limites estabelecidos pelas Convenções de Viena”.

“Mas o mais importante é que não estamos falando apenas do lado formal do problema e do incumprimento das atividades declaradas, mas de ações que buscam causar danos ao nosso povo”, disse ainda.

O governo do Reino Unido qualificou nesta sexta-feira como “completamente infundadas” as acusações feitas pela Rússia contra os diplomatas britânicos em Moscou, cujas credenciais foram canceladas pelo Executivo russo.

Em um breve comunicado, o Ministério das Relações Exteriores britânico reagiu à decisão tomada pela chancelaria russa de suspender as credenciais sob a alegação de que foram detectados “indícios de atividades de espionagem e sabotagem”.

“As acusações feitas hoje pelo FSB (Serviço Federal de Segurança russo) contra os nossos funcionários são completamente infundadas”, disse um porta-voz da pasta de Exteriores britânica.

“As autoridades russas revogaram no mês passado as credenciais diplomáticas de seis diplomatas britânicos na Rússia, na sequência de medidas tomadas pelo governo do Reino Unido em resposta à atividade dirigida pelo Estado russo na Europa e no Reino Unido”, acrescentou a fonte. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]