A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ironizou uma gafe do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sugeriu que altos funcionários do governo americano estariam se aproveitando da confusão mental do mandatário para seguir enviando ajuda militar à Ucrânia para a guerra contra os russos.
No encerramento da cúpula da OTAN realizada em Washington, na quinta-feira (11), Biden, ao convidar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para discursar, chamou-o de Putin. Em seguida, se corrigiu e disse que estava “focado” em derrotar o ditador russo.
No Telegram, Zakharova fez um post ironizando a gafe do presidente americano. “Me parece que a notória 'interferência russa nas eleições americanas' não pode mais ser escondida - há um candidato pró-Rússia [Biden] que é controlado pelas 'mãos do Kremlin'”, comentou.
Depois, numa coletiva de imprensa, Zakharova acusou “o deep state”, as autoridades e a imprensa dos Estados Unidos de esconder a real condição de Biden durante anos, segundo informações da agência Reuters.
“Surge a questão: será que este mesmo Biden está assinando todos esses cheques [para ajuda à Ucrânia]?”, disse ela. “O mesmo Biden que não sabe de que país está falando. E é ele quem está assinando cheques de bilhões de dólares? É claro que podem estar dando qualquer pedaço de papel para ele assinar”, disparou.