A Rússia considera inadmissível a decisão da Coreia do Norte de buscar meios para legitimar juridicamente seu status de país nuclear, declarou nesta quinta-feira (4) o porta-voz da diplomacia russa, Aleksandr Lukashevich.

CARREGANDO :)

"Para a Rússia, Estado que ratificou o Tratado de Não Proliferação Nuclear, é absolutamente inadmissível este desprezo provocador de Pionyang em relação às resoluções do Conselho de Segurança da ONU e ao regime de não-proliferação", disse Lukashevich, segundo as agências locais.

Recentemente, o Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte anunciou que buscará vias jurídicas para referendar o status de potência nuclear do país.

Publicidade

O porta-voz advertiu que fatos como estes "complicam gravemente, se não fecham praticamente, as perspectivas de reatamento da conversas de seis lados para a solução do problema nuclear na península de Coreia".

Lukashevich ressaltou que a solução passa necessariamente pela aplicação de novos esforços político-diplomatas e não por um aumento da atividade militar.

"Esta é uma responsabilidade e tarefa comuns de todos os países presentes na região", acrescentou.

Veja também
  • Coreia do Norte veta pelo segundo dia acesso de sul-coreanos a Kaesong
  • Ameaças da Coreia do Norte fazem EUA ativar sua defesa no Pacífico