O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, visitará a Argentina e o Brasil na semana que vem, confirmou o Kremlin, em comunicado nesta segunda-feira (5). Entre 14 e 15 de abril, Medvedev visitará a Argentina, e entre os dias 15 e 16 estará em terras brasileiras. Moscou busca fortalecer suas relações com a região, tentando contrabalançar a tradicional influência dos Estados Unidos.
No Brasil, Medvedev se unirá a líderes do País, da Índia e da China, no segundo encontro das economias emergentes conhecidas pela sigla Brics. A Rússia sediou o primeiro encontro, em junho. O Ministério das Relações Exteriores da Argentina informou que a visita de Medvedev, que incluirá uma reunião com a presidente Cristina Kirchner, será a primeira oficial de um chefe de Estado russo em 125 anos de relações bilaterais.
Medvedev deve viajar para a América Latina após passar por Washington. Nos EUA, ele deve participar de um encontro sobre a questão nuclear comandado pelo presidente Barack Obama. Será a segunda visita de Medvedev à América Latina desde sua posse, em 2008. Em novembro daquele ano, o presidente visitou Peru, Brasil Venezuela e Cuba.
Neste fim de semana, o antecessor de Medvedev na presidência, Vladimir Putin, hoje primeiro-ministro, foi à Venezuela. Putin prometeu ao presidente Hugo Chávez auxílio no desenvolvimento dos programas nuclear e espacial do país sul-americano.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião