Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Compromisso

Rússia deve "sair da Geórgia", dizem Estados Unidos

Rússia anunciou nesta terça que pretender colocar cerca de 7.600 tropas nas regiões da Ossétia do Sul e Abkházia: tentativa russa de se "esquivar" do acordo firmado em agosto é posta em "cheque" pelos EUA, que defendem a retirada imediata das tropas | David Mdzinarishvili / Reuters
Rússia anunciou nesta terça que pretender colocar cerca de 7.600 tropas nas regiões da Ossétia do Sul e Abkházia: tentativa russa de se "esquivar" do acordo firmado em agosto é posta em "cheque" pelos EUA, que defendem a retirada imediata das tropas (Foto: David Mdzinarishvili / Reuters)

A Rússia deve parar de tentar "se esquivar" do compromisso feito em agosto de retirar suas tropas da Geórgia e sair do país, disseram os Estados Unidos nesta quarta-feira (10).

Os comentários, feitos pelo porta-voz do Departamento de Estado Sean McCormack estão entre os mais fortes entre a linha de demandas de Washington para que Moscou honre o cessar-fogo negociado internacionalmente, que terminou com a breve guerra da Rússia com a Geórgia.

"Esses caras estão tentando, a cada vez, se esquivar de um compromisso que fizeram", disse McCormack.

"Nós temos visto essa situação desde agosto e isso continua. Eles devem sair da Geórgia. E eles devem parar de encontrar desculpas" para ficar, acrescentou.

Os comentários de McCormack foram em resposta a uma questão sobre a acusação da Rússia de que os líderes da União Européia distorceram um acordo sobre o envio de monitores internacionais à Geórgia para o cumprimento do cessar-fogo.

Ele falou que Washington também se preocupa com o anúncio da Rússia, feito na terça-feira, de que planeja colocar cerca de 7.600 tropas nas regiões separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul - mais de duas vezes o número de soldados baseados na região antes da guerra.

"Isso seria, com certeza, uma violação do cessar-fogo que eles assinaram em agosto", que determinava que as tropas russas retornassem às suas posições pré-conflito, disse McCormack.

"A Rússia, o governo, as tropas devem sustentar seus compromissos internacionais", disse ele.

Tropas russas enfrentaram forças da Geórgia em uma breve guerra no mês passado depois de a Geórgia tentar retomar o controle sobre a Ossétia do Sul.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.