A Rússia anunciou na sexta-feira que um acordo entre as partes em conflito na Síria permitirá uma trégua de três dias em Homs, para que civis deixem a cidade e agentes humanitários levem suprimentos a quem preferir permanecer.

CARREGANDO :)

"O resultado de difíceis negociações de vários dias ... é um acordo de cessar-fogo durante três dias e o fornecimento de apoio humanitário aos residentes da Cidade Velha de Homs", disse a chancelaria russa em nota.

Segundo o ministério, o acordo foi selado entre o governador local e um coordenador humanitário regional da ONU, Yacoub al Helou, com um "papel enérgico" do embaixador russo em Damasco.

Publicidade

"Está previsto que todas as crianças, mulheres, homens com mais de 55 anos, bem como os feridos, possam deixar a zona de combate sem obstáculos", disse a nota, acrescentando que a ajuda humanitária será oferecida àqueles que permanecerem ficar.

A Rússia, principal aliada diplomática do governo de Bashar al Assad em três anos de guerra civil, disse que o acordo deve melhorar o ambiente das negociações de paz que serão retomadas na segunda-feira em Genebra, estabelecendo "um bom exemplo para a solução de outros problemas humanitários urgentes" na Síria.