Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Rússia diz que EUA alimentam instabilidade na Geórgia

Enquanto Cheney (dir.) está no Azerbaijão reunido com líderes do país que mantém boas relações com os EUA, Rússia afirma que EUA haviam ajudado a detonar conflito na Geórgia | Trend News / Reuters
Enquanto Cheney (dir.) está no Azerbaijão reunido com líderes do país que mantém boas relações com os EUA, Rússia afirma que EUA haviam ajudado a detonar conflito na Geórgia (Foto: Trend News / Reuters)

A Rússia acusou os EUA de alimentarem a instabilidade na Geórgia, nesta quarta-feira (3), mesmo dia em que o vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, chegou à região para dar apoio à ex-República Soviética, hoje uma aliada de Washington.

Os EUA condenaram os russos por enviarem soldados e tanques para o território georgiano, no mês passado. Mas a Rússia respondeu que o governo norte-americano havia ajudado a detonar o conflito ao não controlar a Geórgia.

Cheney voou para o Azerbaijão, país produtor de petróleo e vizinho do território georgiano que mantém boas relações com os EUA, na primeira escala de uma viagem que incluirá além da Geórgia a Ucrânia.

"Precisamos esperar até que o senhor Cheney desembarque efetivamente na Geórgia para vermos como ele interpreta a situação", disse a repórteres Andrei Nesterenko, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

"Mas todas esses apelos feitos (pelo governo norte-americano) ao governo georgiano para que ele restabeleça seu poderio militar destruído não servem para promover a estabilização da região", afirmou.

Sublinhando o apoio dos EUA à Geórgia, o USS Mount Whitney, sofisticado navio de comando da Sexta Frota Naval norte-americana, encontra-se "a caminho da Geórgia" carregado com mais de 17 toneladas de material de ajuda humanitária, disse um porta-voz da Marinha.

Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um empréstimo de 750 milhões de dólares para a Geórgia, afirmou Eka Sharashidze, ministra do Desenvolvimento Econômico do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.