• Carregando...
Sloviansk (Ucrânia), 27/03/2023.- Equipes de resgate examinam os danos após um ataque com mísseis em Sloviansk, região de Donetsk, Ucrânia, 27 de março de 2023.
Sloviansk (Ucrânia), 27/03/2023.- Equipes de resgate examinam os danos após um ataque com mísseis em Sloviansk, região de Donetsk, Ucrânia, 27 de março de 2023.| Foto: EFE/EPA/Maria Senovilla

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolay Patrushev, advertiu nesta segunda-feira (27) que o país possui armamento moderno capaz de destruir os Estados Unidos caso sua existência esteja em risco.

"Esquecendo as lições da história, alguns no Ocidente já estão falando de uma vingança que levará à vitória militar sobre a Rússia. A respeito, só podemos dizer uma coisa (...). A Rússia possui armamento moderno único, capaz de destruir qualquer adversário, inclusive os Estados Unidos, caso sua existência esteja ameaçada", disse Patrushev em uma entrevista ao jornal Rossiyskaya Gazeta.

Por outro lado, ele enfatizou que "a Rússia é paciente e não intimida ninguém com sua superioridade militar".

Considerado um dos "falcões" mais próximos do presidente russo Vladimir Putin, Patrushev também alertou sobre a crença de que "no caso de um conflito direto com a Rússia, os EUA poderão realizar um ataque preventivo, após o qual a Rússia não poderá mais responder".

"Isso é uma idiotice míope, o que é muito perigoso", acrescentou.

Além disso, Patrushev acusou a Otan de envolvimento direto no conflito na Ucrânia, fornecendo armas e informações de inteligência ao país para derrotar a Rússia.

"Na realidade, os países da OTAN são parte do conflito. Eles transformaram a Ucrânia em um grande campo militar. Eles enviam armas e munições às tropas ucranianas, fornecem informações de inteligência, inclusive as obtidas de satélites e drones", disse.

Patrushev ressaltou que os instrutores e conselheiros da OTAN estão treinando os militares ucranianos, enquanto na linha de frente há mercenários desses países lutando como parte das Forças Armadas ucranianas.

"Ao tentar prolongar este confronto bélico o máximo possível, eles não escondem seu objetivo principal - derrotar a Rússia no campo de batalha e desintegrá-la depois", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]