A Rússia continua contra qualquer sanção unilateral ao Irã, apesar de ter banido a entrega do sistema de defesa antimísseis S-300 para Teerã nesta semana, disse o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov.
"Elas (as sanções unilaterais) são uma violação, mesmo sem mencionar o aspecto legal da questão", disse Lavrov, segundo a agência de notícias Interfax, em entrevista à televisão estatal Rossiya 1 neste sábado.
O presidente russo, Dmitry Medvedev, emitiu um decreto em 22 de setembro proibindo a entrega dos sistemas S-300 e de outros armamentos ao Irã, uma medida criticada pelo governo iraniano.
Lavrov afirmou que a Rússia decidiu banir a entrega para cumprir a resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O S-300 é um sistema de defesa aérea móvel de longo alcance, que pode detectar, rastrear e destruir mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro e aeronaves de voo baixo.
O Irã anunciou um acordo para adquirir S-300 da Rússia em 2007, e a Rússia usou-o para alavancar as relações diplomáticas com Teerã e o Ocidente.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula