Rússia e Estados Unidos combinam nesta sexta-feira (10) uma caminhada espacial extraordinária dos astronautas da Nasa para localizar um vazamento de amoníaco em um radiador da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), anunciou o chefe do segmento russo da missão, Vladimir Soloviov.
"A decisão ainda não está tomada. Trataremos disso hoje. Em geral não temos nada contra. Realmente têm uma séria avaria, muito séria (no segmento americano da ISS). Nestes casos devemos cooperar como parceiros", disse Soloviov.
Uma fonte do setor aeroespacial russo antecipou à agência "Interfax" que a caminhada poderia acontecer no sábado (11).
Nesta madrugada, a Nasa revelou que os astronautas da ISS descobriram um vazamento de amoníaco em um radiador da nave, um problema que já tinha aparecido em exercícios anteriores.
Embora o radiador se encontre no segmento americano da plataforma espacial, os russos também o usam, já que o sistema de fornecimento de energia é comum, explicou Soloviov.
O amoníaco é um elemento fundamental que circula através dos sistemas externos de controle térmico da estação para esfriar e manter na temperatura adequada a parte eletrônica e outros sistemas da estação.
O vazamento pode afetar o funcionamento do canal gerador de eletricidade, que alimenta um grande número de componentes da estação e que poderia provocar um superaquecimento nos sistemas se ficasse fora de serviço, o que afetaria todo o complexo espacial.