A Otan e a Rússia resolveram uma disputa sobre a qual o enviado de Moscou na aliança militar disse ter o potencial de afetar as perspectivas de uma cooperação maior no Afeganistão, disseram diplomatas de ambas as partes nesta quinta-feira.
Eles afirmaram que o acordo pode permitir que três documentos sobre a cooperação Rússia-Otan sejam assinados na sexta-feira no primeiro encontro ministerial formal entre os dois lados desde que as relações foram congeladas após a rápida guerra da Rússia com a Geórgia, no ano passado.
O enviado russo à Organização do Atlântico Norte (Otan), Dmitry Rogozin, expressou frustração na terça-feira pelo fato de aliança não discutir sobre um novo tratado Atlântico-Europeu no Conselho Otan-Rússia (NRC, na sigla em inglês), um fórum de cooperação mútua.
Ele disse que a Rússia poderia condicionar qualquer aumento na cooperação no Afeganistão à solução da disputa.
Mas um diplomata russo disse: "Após as rodadas de conversas entre Rogozin e o secretário-geral da Otan, os problemas foram resolvidos".
Um diplomata da Otan disse também que um compromisso havia sido fechado.
Os três documentos que devem ser assinados entre a Otan e a Rússia durante o encontro de ministros de Relações Exteriores da aliança militar se referem às posições conjuntas sobre ameaças e questões de segurança, um plano de cooperação para 2010 e o futuro da NRC.