A Rússia deslocou o navio de desembarque Nikolai Filchenkov para o leste do Mediterrâneo, reforçando a presença militar perto da Síria, informou nesta sexta-feira (6) a agência de notícias estatal russa Interfax.
A Rússia, aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, diz que seus navios no leste do Mediterrâneo garantem a segurança, à medida que os Estados Unidos consideram realizar ataques militares para punir Damasco pelo suposto uso de armas químicas.
"O navio vai atracar em Novorissiysk, onde receberá uma carga especial, e seguirá para um área de serviço designada no leste do Mediterrâneo", afirmou uma fonte não identificada da Marinha à Interfax.
A fonte não deu mais detalhes e o Ministério da Defesa russo recusou fazer qualquer comentário de imediato.
O Nikolai Filchenkov não estava entre os navios que seriam deslocados para o Mediterrâneo como parte de um revezamento já planejado, segundo informou o ministro há um mês.
A Rússia afirma que não vai se envolver militarmente na Síria e se opõe a um possível intervenção dos EUA, alegando a falta de um mandato do Conselho de Segurança da ONU, onde Moscou tem bloqueado as tentativas do Ocidente de colocar pressão sobre Assad.
A disputa sobre a Síria ofuscou a cúpula do G20 em São Petersburgo nesta semana, e há pouca expectativa de que as potências mundiais consigam superar as divergências sobre o assunto.
- Líderes do G20 entram no 2º dia de sua cúpula anual
- Obama diz ter convicção do uso de armas químicas na Síria
- EUA não vão esperar por resolução da ONU sobre Síria
- Reino Unido tem provas de que gás sarin foi usado, diz Cameron
- Papa pede que líderes abandonem perseguição à Síria
- Brics temem que ataque à Síria possa prejudicar economia mundial, diz Rússia
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana