A Rússia e os Estados Unidos retomaram nesta terça-feira (31) os contatos sobre controle de armamentos. Esse diálogo foi suspenso desde o início da Guerra da Ucrânia.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, debateu com a a nova embaixadora dos EUA em Moscou, Lynne Tracy, sobre "algumas questões atuais sobre controle de armamentos". O anúncio foi feito via comunicado emitido pelo Governo da Rússia.
Rybakov admitiu nas últimas semanas que ainda não há previsão para a realização de uma comissão bilateral sobre o Tratado de Desarmamento Start III ou Novo Start, que expira em 2026.
O vice-ministro das Relações Exteriores apontou que o suporte dos Estados Unidos à Ucrânia é o principal impeditivo para a retomada desse acordo. Entre as ações realizadas está a inspeção de instalações nucleares nesses locais.
No mês de dezembro, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, pontuou que esse congelamento no diálogo entre esses países coloca em risco a estabilidade global.
"É evidente que isso poderia levar a conflitos diretos entre as potências nucleares com consequências catastróficas", declarou.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”