Ouça este conteúdo
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia reagiu com ironia à proposta feita mais cedo pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de iniciar negociações “imediatamente” sobre um novo tratado para substituir o Novo Start, pacto entre os dois países que limita o número de armas nucleares e que vai expirar em 2026.
O acordo limita o número de armas nucleares estratégicas, com um máximo de 1.550 ogivas e 700 sistemas balísticos para cada um dos dois países, em terra, mar ou ar. Esse é o último acordo de desarmamento restante entre as duas potências nucleares.
“Esta é uma declaração séria ou o site da Casa Branca foi hackeado?”, disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Rússia à agência Reuters. “Se essa ainda é uma intenção séria, com quem exatamente eles pretendem discutir isso?”
Na nota em que falou sobre a abertura de negociações, Biden advertiu que qualquer negociação “requer um parceiro disposto a agir de boa fé” e mencionou que “a agressão brutal e injustificada da Rússia na Ucrânia destruiu a paz na Europa e constitui um ataque aos princípios fundamentais da ordem internacional”.
“Neste contexto”, segundo ele, “a Rússia deveria mostrar que está preparada para retomar o trabalho de controle de armas nucleares com os EUA”.