Sistemas de defesa Patriot conseguem interceptar mísseis supersônicos direcionados a Kiev, mas Ucrânia tem dificuldades quando ataques visam outras regiões do país| Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUK
Ouça este conteúdo

A Rússia atacou várias áreas da Ucrânia no início da noite desta quarta-feira (26, horário local) com 36 mísseis de cruzeiro, que foram abatidos pelas defesas aéreas ucranianas, e quatro mísseis supersônicos Kinzhal, que não puderam ser interceptados, segundo informou a Força Aérea ucraniana.

CARREGANDO :)

“Por volta das 19h [hora local, 14h de Brasília], os ocupantes lançaram caças MiG-31K que dispararam quatro mísseis aerobalísticos Kh-47 Kinzhal na direção do oblast de Khmelnitsky”, localizado no oeste da Ucrânia, detalhou o relatório da Força Aérea.

Segundo o porta-voz da Força Aérea, Yuri Ignat, um dos alvos foi o distrito de Starokostiantiniv, localizado em Khmelnitsky.

Publicidade

A imprensa ucraniana, por sua vez, destacou que a Força Aérea do país tem uma base militar nesse distrito.

“Os mísseis entraram no espaço aéreo ucraniano pelo sudeste e seguiram para o oeste, mudando constantemente de direção durante o voo” para confundir as defesas aéreas ucranianas, explicou a Força Aérea.

A Ucrânia é capaz de derrubar mísseis russos Kinzhal quando eles são direcionados a Kiev, onde o Exército concentra sistemas defensivos Patriot enviados por seus parceiros ocidentais.

No entanto, é vulnerável a esses tipos de mísseis supersônicos quando são disparados contra outras regiões menos protegidas do país.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade