Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra

Rússia lança 53 mísseis contra sistemas de produção de energia ucranianos

Zelensky, abril de 2024
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, na Cúpula dos Três Mares (3SI), encontro realizado na Lituânia, em 11 de abril de 2024. (Foto: EFE/EPA/TOMS KALNINS)

Ouça este conteúdo

As Forças de Defesa da Ucrânia interceptaram 35 mísseis de diferentes tipos e 46 drones do tipo Shahed lançados pela Rússia contra alvos do sistema energético no sul, centro e oeste do país, segundo informou neste sábado (1º) o comandante da Força Aérea ucraniana, Mikola Oleschuk. Os mísseis foram lançados na noite de sexta (31) e deixaram pelo menos uma dúzia de civis feridos, incluindo crianças.

No total, foram lançados 53 mísseis pela Rússia, incluindo 35 mísseis de cruzeiro do tipo X-101 e X-555 da região russa de Saratov, quatro mísseis balísticos Iskander-M e um míssil de cruzeiro Iskander-K da Crimeia, dez mísseis de cruzeiro Kalibr do Mar Negro e três mísseis aéreos guiados X-59 e X-69 da ocupada Zaporizhzhya. Além disso, segundo informações de Oleschuk, os russos também lançaram 47 drones de fabricação iraniana a partir da região russa de Primorsko-Akhtarsk.

Os ataques tiveram como alvo infraestruturas essenciais em várias regiões da Ucrânia. “Os terroristas russos não estão desistindo dos seus esforços para destruir o setor de combustível e energia do país”, disse o comandante da Força Aérea. “O principal objetivo da Rússia é normalizar o terror”, denunciou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em seu canal no Telegram, referindo-se aos ataques noturnos. "Nossos parceiros sabem exatamente o que é necessário. (Mísseis) Patriots adicionais e outros sistemas modernos de defesa aérea para a Ucrânia. Aceleração e expansão das entregas de (caças) F-16 para a Ucrânia. Fornecer aos nossos soldados todas as capacidades necessárias", detalhou.

O Ministério da Energia ucraniano afirmou que entre os alvos atacados estavam infraestruturas de sistemas energéticos nas regiões de Zaporizhzhya (sul), Dnipropetrovsk, Kirovohrad (centro), Donetsk (leste) e Ivano-Frankivsk (oeste). As consequências do ataque com mísseis da Rússia, o sexto contra o sistema energético desde o final de março, ainda estão sendo analisadas. Mas devido à perda de capacidade de produção há previsão de cortes de energia em todas as regiões da Ucrânia para consumidores privados e industriais entre 18h e 23h deste sábado. (Com Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.