Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Território

Rússia manda expedição para “provar soberania” do Pólo Norte

Moscou – Uma expedição científica da Rússia no Pólo Norte se prepara para uma missão histórica e carregada de significado político: nas próximas horas um submarino deve fincar uma bandeira do país no fundo do mar Ártico, num gesto para fortalecer a reivindicação de Moscou de que a área, potencialmente rica em petróleo, lhe pertence.

A equipe russa já chegou à latitude 86, perto do pólo geográfico, onde abriu um buraco na superfície gelada. Se não houver mudança drástica nas condições climáticas, por ele devem entrar dois mini-submarinos tripulados que alcançarão o fundo do mar a cerca de 4,3 km de profundidade – um recorde no local. Além de colher material para pesquisa científica, vão liberar uma estrutura de metal com a bandeira russa. Ae expedição espera poder provar que a cordilheira submarina Lomonosov, embaixo do pólo, faz parte da plataforma continental da Sibéria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.