- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o significado da mobilização anunciada por Vladimir Putin e a ameaça de guerra nuclear
*) O mundo nunca deixou de prestar atenção e de ficar apreensivo com os rumos da Guerra na Ucrânia.
Nos últimos dias parece que acendeu-se um novo sinal de alerta. Em discurso oficial, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia está lançando uma mobilização parcial de cerca de 300 mil cidadãos.
Putin também disse ter prorrogado os contratos dos soldados que já estão lutando no país vizinho por tempo indeterminado. Anunciou ainda o aumento de gastos com a produção de armamentos e fez ameaças nucleares.
O ex-presidente do país, Dmitri Medvedev, faz coro. "Não apenas as capacidades de mobilização, mas também todas as armas russas, incluindo armas nucleares estratégicas e armas baseadas em novos princípios, podem ser usadas para proteger a Rússia”, disse o agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, em seu canal no Telegram.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre a mobilização anunciada por Putin e essa nova ameaça de guerra nuclear. O convidado é o Luis Kawaguti, jornalista especializado nas áreas de Defesa, Segurança e Política Internacional. Ele é colunista do Jogos de Guerra, aqui da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Com Tarcísio "bloqueado" por Bolsonaro, Ratinho Jr. e Caiado largam na frente rumo a 2026
STF alivia para Cid, Constantino e Débora: o que explica as benevolências de Moraes? Acompanhe o Sem Rodeios
Lula sancionará Orçamento com emendas bilionárias, mas disputa entre poderes por verbas continuará
Lula empata com Bolsonaro e Tarcísio em intenções de voto em 2º turno