O presidente russo Vladimir Putin comparou nesta quinta-feira a Rússia ao Iraque como país cobiçado pelos ocidentais por suas reservas de hidrocarbonetos, mas advertiu que Moscou possui "meios e força suficientes" para se defender.
Respondendo a uma pergunta de um cientista russo sobre a cobiça que existe em torno das imensas reservas de petróleo e gás da Rússia, Putin disse que "este tipo de idéia circula na cabeça de alguns políticos" do Ocidente.
"Na minha opinião é um tipo de erotismo político que pode dar prazer a alguns, mas que tem poucas chances de dar bons resultados", ironizou Putin antes de atacar os Estados Unidos sobre sua política no Iraque.
"O melhor exemplo são os fatos no Iraque, um país que tinha problemas para se defender e que tinha enormes reservas de petróleo", acrescentou o presidente russo.
"E o que aconteceu? Vimos bem. Eles (os americanos) aprenderam a disparar. Mas por enquanto não conseguiram instaurar a ordem. E há poucas possibilidades de que consigam, porque combater contra um povo é um objetivo absolutamente sem futuro", considerou.
"A Rússia, graças a Deus, não é o Iraque. A Rússia tem meios e força suficientes para se defender e defender seus interesses", advertiu Putin.
- Putin questiona se ocupação do Iraque é "para a eternidade"
- Presidente Putin cobra EUA e diz ser parceiro do Irã
- Putin era alvo de atentado, afirma agência de notícias russa
- Em Teerã, Putin descarta ataque ao Irã e defende aliança entre os países vizinhos
- Condoleezza Rice promete apoio a ativistas russos de direitos humanos