• Carregando...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia continua a causar um alto número de vítimas, especialmente do lado russo, que sofreu nesta quarta-feira (22) mais de mil baixas e a destruição de dezenas de veículos blindados e peças de artilharia, segundo informações reveladas pelo Estado-Maior ucraniano.

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (23), o órgão militar ucraniano informou que as forças russas perderam 1.130 soldados, 20 tanques e 33 sistemas de artilharia em diferentes pontos da frente de batalha, onde enfrentaram uma forte resistência das tropas ucranianas.

Com essas cifras, o número total de mortos nas fileiras russas desde o início do conflito ascenderia a 321.800, de acordo com os dados fornecidos diariamente pelo Exército ucraniano. Esses números, no entanto, não puderam ser verificados de forma independente, embora uma investigação de um meio de comunicação russo opositor ao Kremlin tenha revelado em setembro deste ano a existência de mais de 230 mil pedidos de certidões de óbito de soldados russos que morreram na guerra.

O Estado-Maior ucraniano também relatou uma situação crítica na cidade de Avdivka, na província de Donetsk, que é alvo de uma ofensiva russa desde o dia 10 de outubro. Segundo o comunicado, as tropas ucranianas conseguiram repelir cerca de 30 ataques russos nessa localidade, que está sob risco de cerco.

Por outro lado, a Ucrânia mantém a sua ofensiva na província de Zaporizhzhya, no sudeste do país, onde tenta avançar em direção à cidade de Melitopol, ocupada pelos invasores russos. Além disso, as forças ucranianas controlam a margem oeste do rio Dnipro, no sul, de onde realizam operações de contrabateria e ataques por trás das linhas inimigas.

O comunicado do Estado-Maior ucraniano afirmou que, nas últimas 24 horas, foram realizados 11 ataques contra grupos de tropas russas em diferentes setores da frente de batalha. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]