Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no leste europeu

Rússia tinha plano para matar CEO de empresa alemã que fabrica armas usadas pela Ucrânia

Armin Papperger, CEO da fabricante de armas alemã Rheinmetall, em imagem de 2013 (Foto: EFE/EPA/RALPH SONDERMANN)

Ouça este conteúdo

Serviços de inteligência dos Estados Unidos descobriram e ajudaram a impedir um plano da Rússia para matar Armin Papperger, CEO da fabricante de armas alemã Rheinmetall, cujos projéteis de artilharia e veículos militares estão sendo utilizados pela Ucrânia na guerra contra os russos.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pela CNN, que a obteve junto a altos funcionários do governo americano e de países aliados e a confirmou com uma fonte do governo alemão.

Segundo essas fontes, o plano da Rússia, descoberto no início deste ano, era o mais “maduro” de um planejamento russo para matar CEOs da indústria de defesa em toda a Europa, cujos produtos são usados no esforço de guerra da Ucrânia.

Ainda de acordo com a reportagem, os Estados Unidos informaram a Alemanha sobre o plano da Rússia e os serviços de segurança de Berlim passaram a proteger Papperger, frustrando o planejamento russo.

Projéteis de artilharia de 155 mm fabricados pela Rheinmetall, fundada em Düsseldorf há 135 anos, estão entre as principais armas das forças ucranianas na guerra contra a Rússia, e a empresa alemã deve inaugurar nas próximas semanas uma fábrica de veículos blindados na Ucrânia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.