A Rússia tem planos de produzir até o final do ano em seu próprio território 1,3 mil drones Shahed de design iraniano que até o momento eram importados, já montados, do país islâmico. As informações foram divulgadas pelo serviço de inteligência militar da Ucrânia (GUR).
“Estamos trabalhando para entender onde exatamente os drones são fabricados e qual é a capacidade de produção deles”, disse o representante do GUR, Vadim Skibitski, em entrevista à emissora ucraniana RBK.
Segundo o porta-voz da inteligência militar de Kiev, várias empresas estão envolvidas na produção destes drones. “A Rússia utiliza componentes nacionais e estrangeiros”, detalhou Skibitski.
O representante do GUR revelou ainda que os drones Shahed utilizados nos últimos ataques contra o território ucraniano contêm peças fabricadas na Rússia, o que indicaria que, pelo menos em sua fase final, teriam sido montados na própria Federação Russa.
A Rússia ataca cidades e alvos ucranianos quase todas as noites com drones kamikaze iranianos Shahed, uma aeronave não tripulada relativamente barata, frequentemente usada em enxames para dificultar as defesas aéreas inimigas.
Apesar de muitos deles terem sido abatidos pela Força Aérea ucraniana, a Rússia continua a usar os Shahed para forçar a Ucrânia a usar armas mais caras para interceptá-los. As interceptações também ajudariam Moscou a localizar algumas defesas aéreas ucranianas.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares