O vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse nesta quarta-feira (25) que o novo pacote de sanções dos Estados Unidos contra Moscou prejudica as chances de melhorar os laços entre os dois países, empurrando as relações para um "território inexplorado".
As autoridades russas cumprimentaram a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas do ano passado, na esperança de melhorar as relações com Washington, que alcançaram um período de baixa durante o governo do ex-presidente Barack Obama. A Câmara dos Representantes dos EUA, no entanto, aprovou um novo e amplo pacote de sanções contra a Rússia por sua suposta tentativa de interferir nas eleições americanas de 2016 na quarta-feira.
As sanções são motivadas por uma suposta interferência da Rússia na campanha eleitoral do ano passado. Ainda que Trump decida suspender as medidas, os congressistas poderão se interpor.
Caso seja aprovado no Senado, o texto pode ser vetado pelo presidente, mas ainda bastará ao Congresso uma maioria de dois terços para fazer o projeto valer.
Ryabkov criticou as sanções contra Moscou aprovadas, afirmando que elas "fecham a perspectiva de normalização das nossas relações". À agência de notícias russa Interfax, o vice-ministro ainda comentou que as penalidades empurram a Rússia e os EUA para "um território inexplorado tanto no sentido político quanto no diplomático".
As informações são da Associated Press.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião