Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Rússia suspende acordo para exportação de grãos ucranianos

Fazenda na vila ucraniana de Lukashivka, na região de Chernihiv, reconstruída após ataque russo. (Foto: Oleg Petrasyuk/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou neste sábado a suspensão do acordo para a exportação de grãos da Ucrânia através do Mar Negro. A pasta explicou a decisão com base no que chamou de “ataque terrorista” perpetrado neste sábado com a “participação de especialistas britânicos” contra navios da Frota do Mar Negro e navios mercantes que garantem o corredor marítimo para a exportação de cereais.

A Rússia denunciou neste sábado um ataque em massa com drones e aparelhos aquáticos não tripulados contra a Frota do Mar Negro e embarcações civis nos portos interno e externo da base de Sebastopol. De acordo com o Ministério da Defesa, o navio varredor de minas “Ivan Golubets”, além de uma rede de proteção flutuante na Baía de Yuzhnaya, sofreram pequenos danos no ataque. “Nove drones e sete veículos aéreos não tripulados foram utilizados no ataque”, disse o Ministério da Defesa russo, acrescentando que todos os drones foram abatidos.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que a diplomacia russa, juntamente com os órgãos competentes, estudará “medidas práticas” relacionadas ao envolvimento de especialistas britânicos no ataque deste sábado. A diplomata acrescentou que “a parte russa não pode garantir a segurança dos navios mercantes” que participam do acordo de exportação de cereais e, por isso, suspende indefinidamente a sua aplicação. “As instruções pertinentes foram dadas aos representantes russos no Centro de Coordenação Conjunto de Istambul, que controla o transporte de produtos alimentares ucranianos”, declarou.

ONU inicia negociações com Rússia após suspensão de acordo

A ONU informou ter iniciado um diálogo com autoridades russas após o anúncio da suspensão do acordo para exportar grãos ucranianos, e pediu contenção para preservar a iniciativa. “Vimos os relatórios sobre a Federação Russa em relação à suspensão de sua participação” no acordo após “um ataque” à sua frota e “estamos em contato com as autoridades russas sobre este assunto”, disse o porta-voz da organização, Stephane Dujarric, em breve nota. “É vital que todas as partes se abstenham de qualquer ação que possa colocar em perigo” o acordo, acrescentou Dujarric, observando que se trata de um “esforço humanitário que está claramente tendo um impacto positivo no acesso a alimentos para milhões de pessoas em todo o mundo”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.