Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Regime de Putin

Rússia vai julgar cidadão britânico que combateu ao lado da Ucrânia em Kursk

Rússia vai julgar cidadão britânico que combateu ao lado da Ucrânia em Kursk
O ditador da Rússia, Vladimir Putin (Foto: EFE/EPA/MAXIM SHIPENKOV)

Ouça este conteúdo

O Comitê de Instrução da Rússia anunciou nesta quinta-feira (30) a conclusão das investigações no processo criminal aberto contra o cidadão britânico James Scott Rhys Anderson, detido em novembro do ano passado na região russa de Kursk, que será julgado por combater como mercenário do lado da Ucrânia.

"O Comitê de Investigação da Rússia concluiu sua investigação sobre o caso criminal contra James Scott Rhys Anderson, cidadão britânico, acusado de cometer um ato terrorista e de combater como mercenário", diz o comunicado oficial publicado no Telegram.

Segundo a nota, ficou estabelecido que o britânico participou do conflito armado em troca de compensação financeira e cruzou ilegalmente a fronteira russa para entrar em Kursk junto com tropas ucranianas.

O homem, que tinha 22 anos no momento de sua prisão, "cometeu atos criminosos" contra a população civil russa, detalhou o Comitê de Instrução.

As autoridades também divulgaram um vídeo no qual pode ser visto um dos interrogatórios realizados com o britânico, onde conta que se juntou às tropas ucranianas em abril de 2024 e em novembro o transferiram para a região russa de Kursk, onde finalmente foi preso.

Em um vídeo anterior, publicado após sua prisão, o britânico afirmou que sua missão era treinar tropas ucranianas, dada sua experiência anterior no Exército do Reino Unido.

Se for considerado culpado por um tribunal, o britânico poderá ser condenado a até 18 anos de prisão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.