Houston O cosmonauta russo Mikhail Tyurin colocou uma bola de golfe em órbita ao acertar uma tacada do lado de fora da Estação Espacial Internacional, na quarta-feira, em um evento destinado a angariar dinheiro para o programa espacial russo. A tacada ocorreu durante uma caminhada espacial prejudicada por problemas no equipamento do cosmonauta.
Tyurin, engenheiro de vôo da estação, usou um só braço para manejar o taco banhado a ouro e mandar a bola, bastante leve, numa trajetória em que deve dar 48 voltas na Terra antes de queimar na atmosfera.
Treino
Ele passou 16 minutos preparando o lance em uma rampa do módulo russo de atracação com a ajuda do colega norte-americano Michael Lopez-Alegria e orientação dos controladores de vôo russos. "Foi bem longe, uma excelente tacada", disse Tyurin, que só jogou golfe duas vezes na vida. A Element 21 Golf, fabricante canadense de tacos de golfe, pagou à agência espacial russa pela exibição, que foi filmada e será usada em um comercial. O valor do acordo não foi divulgado.
Um defeito no duto de refrigeração do traje espacial do russo impediu durante uma hora que ele e Lopez-Alegria deixassem a estação, o que resultou no gasto de parte da capacidade de absorção de dióxido de carbono nos trajes. Por isso, os controladores russos determinaram que a dupla encerasse uma hora antes o passeio espacial, programado para durar seis horas. Os astronautas não chegaram a correr riscos, porque ainda tinham reservas de material para absorção de dióxido de carbono.
Antena
Depois do golfe espacial, a dupla passou mais de uma hora tentando sem sucesso recolher uma antena da nave de carga russa Progress, atracada na estação. Embora o problema não represente uma ameaça imediata aos astronautas, é possível que a antena provoque danos à estação ou à nave Progress quando esta partir, em janeiro.
A Nasa disse que técnicos russos estão estudando o problema e que deve acontecer mais uma saída ao espaço para tentar retirar a antena. Outra antena chegou a ser deslocada pela dupla, o que permitirá a comunicação com a nave-robô européia de carga que deve chegar à estação em meados de 2007.