Tropas russos deixam posto de segurança de Kventakosa, na Ossétia do Sul| Foto: Vano Shlamov/AFP
Veja que um dos principais acordos do cessar-fogo foi respeitado por Moscou

Tbilisi - O presidente russo Dimitri Medvedev afirmou ontem que as tropas russas concluiriam ontem, "antes da meia-noite", sua retirada das zonas de segurança da Geórgia. Uma coluna de blindados e tanques russos deixou o principal posto de controle perto da região separatista georgiana da Ossétia do Sul na etapa final de sua retirada das zonas de segurança na Geórgia.

CARREGANDO :)

As forças russas também já abandonaram completamente a zona de segurança entre a região separatista georgiana da Abkházia e a Geórgia, e estavam se retirando da zona próxima à Ossétia do Sul, indicou um porta-voz do ministério georgiano do Interior, Shota Utiachvili.

Cessar-fogo

Publicidade

A retirada militar russa da Geórgia, iniciada ontem, é um dos principais pontos do acordo de cessar-fogo, assinado entre o Kremlin e Tbilisi há mais de um mês.

O conflito na região começou no dia 7 de agosto, quando a Geórgia tentou retomar o controle sobre a região separatista da Ossétia do Sul à força.

A província, assim como a Abkházia, havia se autodeclarado independente nos anos 1990 e contava com o reconhecimento da Rússia.

A Rússia invadiu a região lançando um contra-ataque e expulsando as tropas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia. A desocupação foi acertada num acordo de cessar-fogo.