Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço

Sábado termina com pelo menos 28 mortos no Iraque

Pelo menos 28 pessoas foram mortas neste sábado (9) em atos de violência no Iraque, entre elas 12 soldados iraquianos em um atentado suicida com caminhão-bomba ao sudoeste de Bagdá.

O ataque mais sangrento aconteceu na província de Babilônia, perto de Hilla. Um caminhão-bomba se chocou em alta velocidade contra uma base do exército iraquiano em Iskandariyah, 60 km ao sul de Bagdá, matando 12 soldados e ferindo outros 30, informou o tenente Mohammed Fatlawi.

O balanço foi confirmado pelo médico Ali Shammari, do hospital de Iskandariyah.

Em Bagdá, cinco pessoas morreram e 12 ficaram feridas na explosão de uma bomba na passagem do microônibus em que estavam, no bairro de Al-Baladiyat, no leste da capital.

"Recebemos cinco corpos e 12 feridos, a maioria com queimaduras graves", disse uma fonte do hospital de Sadr City, em Bagdá.

No nordeste da capital, a explosão de um carro-bomba contra uma patrulha de polícia, no bairro xiita de Shaab, deixou dois mortos e 12 feridos, entre eles seis policiais, informou uma fonte de segurança.

No hospital Imam Ali de Sadr City, uma fonte médica confirmou o ataque e afirmou ter recebido "dois corpos" e oito feridos.

No mesmo bairro, um policial foi morto e outro ficou ferido em enfrentamentos com homens armados.

Em Kut, a 175 km ao sul de Bagdá, os enfrentamentos entre a milícia xiita do Exército de Mahdi, do clérigo radical Moqtada Sadr, e as forças americanas e iraquianas deixaram dois mortos e cinco feridos, indicou o capitão da polícia Ali Hussein, sem dizer se as vítimas eram milicianos, civis ou membros das forças de segurança.

Além disso, seis prisioneiros foram mortos e mais de 50 ficaram feridos num ataque com obuses de morteiro contra a prisão de Camp Bucca, administrada pelo exército americano.

Nenhum soldado americano foi morto ou ferido durante o ataque, afirmou o exército dos Estados Unidos em comunicado.

Cerca de 13 mil prisioneiros estão detidos em Camp Bucca.

Além disso, 27 corpos foram encontrados neste sábado no Iraque, 24 deles em Bagdá, e os outros três, de soldados iraquianos, ao sul de Kirkuk, no norte do país.

Cinco membros de uma família iraquiana, entre eles uma mulher, foram mortos na noite de sexta-feira numa emboscada contra seu veículo perto de Kan'an, na província de Diyala (nordeste do Iraque), declarou neste sábado o tenente de polícia Ahmed Ali.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.