Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trabalho

Sabotagem marca greve na França

Paris – Quatro linhas do trem francês de alta velocidade (TGV) foram objeto de sabotagem, o que provocou atrasos ainda mais significativos no transporte de passageiros, já agravado pela greve no setor, que entrou ontem em seu oitavo dia.

É possível, no entanto, que a greve dos ferroviários termine hoje. Ontem, as primeiras 50 reuniões nos locais de trabalho terminaram com o voto pela suspensão do movimento.

O primeiro-ministro François Fillon acusou os sabotadores, ainda não identificados, de tentarem comprometer as negociações já iniciadas entre o governo e grevistas. Os sindicatos qualificaram o ato de "criminoso'' e disseram desaprová-lo de modo categórico.

Fogueiras acesas nos trilhos danificaram equipamentos de sinalização em regiões diferentes e distantes de Paris. Em razão da sabotagem, os TGVs que circularam (dois a cada três previstos) sofreram atrasos de uma a três horas.

A direção da ferrovia SNCF teve sua primeira reunião com os grevistas, que protestam contra o plano do presidente Nicolas Sarkozy de pôr fim ao regime especial de aposentadorias, com dois anos e meio a menos de cotização, o que vale para algumas categorias. Estavam ontem paralisados pouco mais de 20% dos funcionários daquela estatal.

A greve também continua a se esvaziar nos metrôs de Paris, onde os grevistas se reúnem hoje em assembléia. Duas linhas funcionam normalmente, e as demais registravam ontem no mínimo uma em cada três composições. Apenas as linhas do metrô expresso permaneciam semiparalisadas.

O governo não pretende fazer concessões de fundo aos sindicatos. Uma das propostas levantadas ontem consistiu em incorporar ao salário dos futuros aposentados as gratificações recebidas na ativa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.