Além dos franceses, pessoas de várias nacionalidades foram mortas na noite de quinta-feira (14) no atentado de Nice, no sul da França, que deixou ao menos 84 mortos e dezenas de feridos, 18 em estado crítico.
Estão entre as vítimas três alemães, um professor e duas alunas ensino médio, de acordo com informações da imprensa alemã; uma mulher suíça e outra russa, de acordo com os respectivos ministérios de Relações Exteriores do países; uma mulher armênia, de acordo com um comunicado do governo da Armênia; e um ucraniano.
O Ministério de Relações Exteriores da Bélgica informou que está sem notícias de cerca de vinte cidadãos do país - embora não seja possível afirmar que morreram.
Família em férias perde pai e filho
Das mais de 80 vítimas estrangeiras já identificadas estão um pai e um filho dos Estados Unidos. O porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, confirmou a morte de dois americanos.
De acordo com a imprensa dos EUA, as vítimas são Sean Copeland, de 51 anos, e seu filho Brodie, de 11. A família, formada ainda por outros dois filhos - uma jovem de 29 anos e um rapaz de 22 anos - e a mãe, passava férias em Nice, onde chegaram depois de passar por Pamplona, na Espanha. A família vivia em Lakeway, no Texas.
“Nós estamos de coração partido e em choque pela perda de Brodie Copeland, um extraordinário filho e irmão que iluminou as nossas vidas, e Sean Copeland, um maravilho pai e marido”, disse a família em um comunicado.
No Facebook, Haley Copeland, escreveu sobre a sua perda. “É um momento extremamente difícil para a minha família e qualquer um que conhecia Sean e Brodie Copeland. Perder alguém que amamos é difícil, não importam as circustâncias, mas perder alguém de uma maneira trágica e inesperada é insuportável. Orações são muito apreciadas”.
“Não sei como descrever isso em palavras”, disse outra parente das vítimas americanas no Twitter.
Brodie jogava baseball em um time, o Hill Country Baseball Club, que postou uma foto dele no Facebook. A imagem teria sido enviada na quinta-feira.
“Ninguém merece esse tipo de destino, especialmente uma família tão maravilhosa. Vocês estão em nossos corações, pensamentos e orações. Descansem em paz, Brodie e Sean, vocês serão lembramos por muitos”.
O Pastime Training Centes, onde Brodie treinava, também postou uma foto. “Dois dos grandes homens. Nós vamos sentir falta de você, número 8. Sentiremos a sua ausência, mas sabemos que vocês foram exigidos para coisas maiores e melhores”, escreveu Bill Bishop em um comentário no Facebook.
Os outros membros da família sobreviveram ao ataque, mas ainda continuam em Nice.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura