O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair afirmou neste domingo (3) que seria um "enorme problema" para o Reino Unido se o país, por escolha em referendo, abandonasse a União Europeia.
Em declarações à BBC, Tony Blair afirmou que uma hipotética decisão de deixar a União Europeia reduziria o "peso" que atualmente tem em termos mundiais.
O atual primeiro-ministro, o conservador David Cameron, prometeu que levará a referendo a continuação do Reino Unido na União Europeia, antes de final de 2017, caso o seu partido vença as eleições previstas para 2015.
"Encontramo-nos em uma situação incerta. Perguntam-me [na Europa] se o Reino Unido vai deixar a Europa. Não posso responder a essa pergunta de forma concludente agora", afirmou Blair.
Segundo Tony Blair, não é "sensato" realizar o referendo, pois "se o Reino Unido quiser sair da Europa, seria uma enorme problema para o país".
"Se queremos exercer peso, influência e poder no mundo, por que queremos sair da maior união política e mercado econômico que temos ao voltar da esquina?", questionou Tony Blair.