O Equador oficializou nesta sexta-feira um aumento de 10 por cento no salário mínimo do setor privado, que em 2011 passará a ser de 264 dólares, concedendo assim um re ajuste semelhante ao fixado em 2010, informou uma autoridade.
O salário mínimo do trabalhador equatoriano era de 240 dólares em 2010. A medida se aplica ao grupos de trabalhadores domésticos, da pequena indústria, do setor agrícola e artesãos, entre outros.
Em 2009, o salário mínimo unificado era de 218 dólares. "O novo salário básico unificado é de 264 dólares. Em um prazo mediano alcançaremos o salário digno para todos," disse a jornalistas o ministro de Relações Trabalhistas, Richard Espinosa.
A medida foi adotada de maneira unilateral pelo governo depois do fracasso das negociações entre trabalhadores e empregados.
O novo salário representa um fracasso para os trabalhadores, que aspiravam a um incremento de 60 dólares. Já os empregadores estavam dispostos a aceitar um reajuste de 14 dólares, segundo dados publicados no diário oficial.
O novo salário mínimo unificado estará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2011.
O objetivo do governo é promover paulatinamente maior acesso da população aos produtos básicos de consumo.