Postes e fiação caídos na Sunrise Highway no Massapequa Park, em Nova York: vestígios da passagem da tempestade Sandy| Foto: Bruce Bennett/Getty Images/AFP

Nova York: prejuízo chega a US$ 200 milhões ao dia

As consequências da super tempestade Sandy estão custando a Nova York até US$ 200 milhões por dia em perda de atividade econômica, desde a venda de fatias de pizza a fusões corporativas e outros acordos em Wall Street, de acordo com a controladoria da cidade.

Leia matéria completa.

CARREGANDO :)

Sete voos são cancelados entre Brasil e EUA nesta quinta (1)

A tempestade Sandy ainda provoca o cancelamento de voos entre o Brasil e os Estados Unidos nesta quinta-feira (1º). Segundo a Infraero (empresa que administra os aeroportos brasileiros) e as companhias aéreas, cinco frequências não foram feitas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Grande São Paulo) e duas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na zona norte do Rio.

Leia matéria completa.

Barcos empilhados pela força da tempestade Sandy no sul de Staten Island, em Nova York
A estação Grand Central também registrou plataformas lotadas nesta quinta-feira (1)
Passageiros enfrentam lotação no ainda prejudicado sistema de metrô de NY
Ônibus que fazem conexão com o metrô também voltaram a operar
Na noite de quarta (31), cerca de 719 mil clientes de Nova York e da vizinha Westchester County estavam sem luz, de acordo com a companhia elétrica
Destroços de casas queimadas em Breezy Point, Nova York, em decorrência da passagem do ciclone Sandy
Por causa da tempestade Sandy, um barco foi parar diante de uma casa em Point Pleasant Beach, Nova Jersey
Obama e o governador Chris Christie na chegada em Nova Jersey
Pessoas caminham por um pier danificado no bairro Queens, em Nova York
Pessoas esperam por ônibus na 6ª Avenida, em Nova York
Imagem interna mostra inundação nas escadas rolantes da estação South Ferry Whitehall, do metrô de NY
Imagem da administração do metrô mostra a estação South Ferry Whitehall, em Manhattan, inundada
Residentes de Hoboken, em Nova Jersey, tentam sair de casa após a passagem da tempestade Sandy
Usando uma bicicleta, homem tenta se deslocar pelas ruas alagadas de Hoboken, em Nova Jersey
Ruas cobertas por água e areia em Margate, Nova Jersey, após a passagem da supertempestade Sandy
Tempestade deixa rastro de sujeira nas ruas do Brooklyn, em Nova York
Boa parte do Brooklyn está coberta com a sujeira trazida pela inundação
Diques portáteis que a tempestade derrubou agora são vistos na região do Brooklyn
Inundação causada pela tempestade Sandy invade uma estação de metrô de Nova Jersey
Centro financeiro da maior cidade dos EUA também ficou inundado
Funcionário de manutenção caminha na rua 33 com a 1ª, em frente ao Langone Medical Center, da NYU
Bombeiros prestam atendimento em um prédio cuja parede sofreu um colapso por causa da tempestade, em Nova York
Tempestade causada pelo furacão em Southampton, Nova York
Carro passa por área alagada em Southampton, Nova York
Ondas causadas pela força do furacão Sandy atingem a costa em Milford, Connecticut
Veículo atravessa área alagada em Southampton, Nova York: expectativa pela chegada do furacão Sandy
Bombeiros apagam incêndio em casa em Freeport, Nova York: estragos causados pelas tempestades do Sandy
Homem tira fotos das ondas gigantes em Milford, Connecticut
Mulher agarra-se ao guarda-chuva no Parque Georgetown Waterfront, em Washington
Casa inundada em Southampton, Nova York
Parte de um guindaste gigantes se rompeu em decorrência dos ventos fortes do furacão Sandy em Manhattan
Homem corre enquanto um carro de polícia interdita rua em Nova York
Árvore de Natal é derrubada pelos ventos do furacão Sandy em Ocean City, Maryland
Homem observa o mar agitado por causa do furacão Sandy em Montauk, Nova York
Estragos provocados pela tempestade Sandy no sul de Nova Jersey
Carros arrastados pela água após a passagem da supertempestade Sandy por Nova York: partida da NBA foi cancelada por segurança
Publicidade

O número de mortes causadas pela supertempestade Sandy na cidade de Nova York aumentou novamente, de 24 para 40, disse a polícia para a Agência France Presse (AFP) nesta quinta-feira (1). Com isso, o total de mortos nos Estados Unidos subiu para pelo menos 85. Milhões de pessoas na Costa Leste dos EUA continuaram a enfrentar nesta quinta-feira problemas de congestionamentos no trânsito, filas nos postos de gasolina e falta de eletricidade.

Mais corpos foram encontrados enquanto a polícia e os bombeiros continuavam a fazer buscas "casa por casa, nas áreas devastadas pelo furacão", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. As autoridades alertaram que milhões de lares e lojas permanecem sem eletricidade e que poderá levar uma semana para os serviços serem restaurados. A Força Aérea dos EUA começou a ajudar os Estados de Nova York e Nova Jersey nesta quinta-feira, ao transportar equipes de eletricitários da Califórnia em aviões, para que eles ajudem a restaurar o fornecimento e as linhas de energia derrubadas.

FOTOS: veja os estragos causados pela tempestade Sandy

O Departamento de Energia do governo americano disse que as empresas restauraram o fornecimento de energia para 1,4 milhão de consumidores desde o começo da noite da quarta-feira, mas mais de 4,6 milhões de pessoas continuavam hoje sem energia. No Estado de Nova Jersey, o mais atingido, 45% dos consumidores, ou 1,8 milhão, continuavam hoje sem eletricidade. Mas a situação melhorou em comparação a quarta-feira, quando 51% estavam sem eletricidade. Na Virgínia Ocidental, 15% dos consumidores ainda estavam sem eletricidade nesta quinta-feira, em comparação a 21% na quarta-feira. Em Connecticut, 17% estavam em eletricidade, em comparação a 25% ontem.

O prefeito de Newark, Cory Booker, pediu que os moradores sem eletricidade usem abrigos para se aquecerem ou tomem cuidados redobrados ao usarem geradores, após duas mulheres, de 18 e 19 anos, terem morrido porque respiraram monóxido de carbono de um gerador portátil com defeito.

Publicidade

As águas recuaram em várias cidades alagadas por Sandy na terça-feira, como em Hoboken, Nova Jersey, que tem 50 mil habitantes e fica do outro lado do rio Hudson, de frente para Manhattan. Vários moradores que estavam ilhados se arriscaram a sair nesta quinta-feira, após as águas terem recuado.

Sandy deixou 154 mortos nas Américas, incluindo fatalidades no Caribe, onde Cuba e Haiti foram os países atingidos mais fortemente. Só no Haiti foram mortas 51 pessoas, a maioria soterradas por deslizamentos de terras e pedras. Em Cuba, Sandy atingiu as províncias de Holguín e Santiago, no leste, onde matou 11 pessoas. Duas pessoas foram mortas no Canadá.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Nova York

A cidade de Nova York recuperou nesta quinta-feira (1º) boa parte de seu transporte público com a reabertura parcial de 14 linhas de metrô, mas continua lutando para devolver a normalidade aos serviços básicos a seus cidadãos, após a passagem da tempestade Sandy.

Publicidade

A cidade não sofre hoje os monumentais engarrafamentos de quarta-feira (31) graças ao metrô e à ordem para que os automóveis particulares que entrem em Manhattan tenham pelo menos três ocupantes.

Embora os comboios tenham intervalos maiores do que o habitual, a restauração parcial de 14 das 23 linhas de metrô, junto com uma recuperação limitada dos trens dos subúrbios, devolveu um pouco de sensação de normalidade aos moradores da região.

Apesar de a companhia de energia elétrica Con Edison ter restaurado na noite da quarta-feira parte do serviço em áreas do sul de Manhattan e Brooklyn, cerca de 508 mil assinantes continuam sem eletricidade no conjunto da cidade.

Um porta-voz da empresa disse nesta quinta acreditar em que se possa retomar a provisão de energia em toda a cidade nesta sexta-feira, ou no sábado.

A Con Edison está distribuindo gelo seco em várias áreas da cidade, igual que outras empresas que tentam ajudar milhões de pessoas que ficaram sem luz em Connecticut, Nova York e sobretudo em Nova Jersey, o estado mais prejudicado. Também está distribuindo gelo tradicional em Union Square.

Publicidade

Como os edifícios dependem da eletricidade para levar água aos depósitos situados nos terraços, as autoridades abriram cinco fontes de água potável no sul de Manhattan para que os moradores possam levar garrafas de plástico e atender suas necessidades básicas.

Os postos de gasolina dos arredores de Nova York, especialmente no vizinho Nova Jersey, continuam tendo enormes filas, já que muitas pessoas precisam de combustível para seus geradores elétricos domésticos e muitos postos de gasolina, por sua vez, ficaram sem energia, por isso que há poucos estabelecimentos em funcionamento.

Mas a situação é muito pior em área mais isoladas. "Não há eletricidade, não há água, não há gasolina (para os geradores), não há ajuda oficial", lamentava hoje um morador da assolada região da península de Rockaway, no bairro de Queens.

O serviço de telefonia celular, que normalmente não é muito bom na cidade, também está sofrendo muitos problemas, por causa do corte de provisão de energia de antenas e a inundação de vários centros de comutação de algumas empresas do setor.

Com exceção de algumas pequenas áreas, o sul de Manhattan está sem luz, água, nem telefone fixo ou móvel.

Publicidade

As escolas vão continuar fechadas toda a semana. Muitos dos albergues municipais de amparo para os que tiveram que ser evacuados ficam em centros de ensino.

Veja estragos causados pela tempestade Sandy