Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições americanas

Santorum lidera apuração inicial nas primárias de Michigan

Os primeiros votos apurados nas primárias republicanas do estado de Michigan dão uma vantagem de seis pontos percentuais ao senador ultraconservador Rick Santorum frente à Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts. Romney até agora era o favorito à candidatura do partido para as eleições presidenciais de novembro dos Estados Unidos.

Com cerca de 2% das urnas apuradas, Santorum registra 42% dos votos, à frente de Romney (36%), Ron Paul (12%) e Newt Gingrich (6%).

As urnas foram fecharam às 20h locais (22h de Brasília) na maior parte de Michigan, estado onde os analistas políticos consideram que uma vitória de Santorum daria uma reviravolta à corrida para a candidatura republicana.

Com ainda um grande número de votos a serem contados, parte depositados por simpatizantes democratas que pretendem boicotar o processo de seleção republicano, Santorum se situa temporariamente na liderança.

Estão em jogo 30 delegados para a convenção republicana de agosto em Tampa (Flórida), que se distribuirão entre Romney, que já tem 127 delegados; Newt Gingrich, que soma 38; Santorum, com 37; e Ron Paul, com 27.

Preparado para seu eventual fracasso, o conservador moderado Mitt Romney acusara horas antes Santorum de ter usado "truques sujos".

Embora tenha governado Massachusetts, Romney nasceu em Michigan e nos anos 60 seu pai foi um popular governador do Estado, um dos principais redutos da direita dos EUA. Jogando em casa, o ex-governador admitiu que erros em sua campanha impulsionaram o nome de Santorum em Michigan.

"O candidato, algumas vezes, comete erros, e então eu estou tentando fazer o melhor e trabalhar duro e deixar claro que nossa mensagem foi ouvida", afirmou. "No final da análise, eu antecipo que serei o escolhido", completou Romney, em Livonia. No Arizona, a votação continuava, mas a vitória de Romney era dada como certa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.