O pré-candidato republicano à Presidência dos EUA, Rick Santorum, criticou a política do presidente Barack Obama para a América do Sul e afirmou que uma de suas primeiras viagens, se eleito, seria para a região.
Santorum surpreendeu nesta semana ao emplacar vitórias nos caucases (assembleias populares) de Minnesota e no Colorado, assim como as primárias do Missouri. Embora as conquistas tenham elevado o moral de sua campanha, analistas apontaram a pouca relevância dos colégios eleitorais.
Santorum tenta convencer os eleitores que ele é o candidato que melhor representa os valores conservadores por exemplo na condenação do aborto, no controle de gastos federais e na montagem de um sistema de defesa nacional forte.
Em discurso na quarta-feira, ele concentrou ataques no presidente Barack Obama. "Não vou ficar dizendo que sou a alternativa conservadora para Mitt Romney. Quero mostrar que sou a alternativa conservadora para Barack Obama", disse, após afirmar que Romney e o democrata são muito parecidos.
Mitt Romney está deixando os republicanos preocupados, já que, mesmo sendo o favorito, não está agregando tanto apoio. Para reverter a situação da derrota tripla nessa semana, ele precisa vencer Santorum no Arizona e em Michigan no próximo dia 28 e ter um bom desempenho na "Super- terça", que ocorre em 6 de março.