O presidente da França, Nicolas Sarkozy, agradeceu neste domingo o chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pela operação naval espanhola no Oceano Índico que permitiu a libertação neste sábado de uma francesa sequestrada por piratas somalis.

CARREGANDO :)

"Agradeço essa ação notável e peço que seja transmitida minha gratidão aos militares espanhóis que participaram", indica Sarkozy em comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu.

Na nota, o chefe do Estado considera que "essa intervenção reflete de maneira concreta a eficácia e profundidade da cooperação militar franco-espanhola, principalmente no marco da operação europeia Atalanta".

Publicidade

A operação de libertação, realizada pela embarcação "Galicia", foi realizada depois que as forças espanholas detectaram um barco suspeito enquanto realizavam trabalhos de vigilância no litoral somali e o ordenaram que parasse.

A embarcação somali fez caso omisso e quando as forças espanholas ameaçaram disparar contra o barco somali, os piratas mostraram a refém, a francesa Evelyne Colombo, que foi sequestrada na quinta-feira passada quando viajava em um catamarã em companhia do marido, assassinado no mesmo dia pelos assaltantes.

A intervenção foi supervisionada e autorizada pelo comando da Operação Atalanta contra a pirataria no Oceano Índico, da qual faz parte o navio espanhol, e contou com sete piratas detidos.

A ministra da Defesa espanhola, Carme Chacón, informou neste domingo que um navio francês foi enviado para resgatar a refém e que os trâmites para pôr à disposição da França os sete detidos estão sendo finalizados.