• Carregando...

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, confirmou nesta quinta-feira (1°) que os dois jornalistas franceses que estavam na cidade síria de Homs, William Daniel e Edith Bouvier, chegaram ao Líbano e estão a salvo e poderiam ser repatriados ainda esta noite.

A informação foi dada durante seu comparecimento em Bruxelas na cúpula de chefes de Estado e Governo da União Europeia (UE), onde segundo afirmou hoje o canal francês "BFM TV", convocou a imprensa para comunicar que tinha conseguido falar por telefone com a repórter, ferida na perna.

O presidente e candidato à reeleição nos pleitos de abril e maio declarou que a operação de evacuação começou no início da tarde e foi "delicada", mas acrescentou que os dois jornalistas já estão em um local seguro e acompanhados de um médico.

Segundo o relato divulgado pelos meios de comunicação franceses, Sarkozy comentou que, se for necessário e os médicos estiverem de acordo, porá à disposição dos dois um avião médico para repatriá-los o mais rápido possível, e não descartou que esse retorno possa acontecer ainda esta noite.

O ministro de Exteriores francês, Alain Juppé, afirmou em comunicado que a embaixada francesa em Beirute já está cuidando dos dois e que "está tudo preparado para seu acompanhamento médico e sua repatriação o mais rápido possível".

"Em meu nome e no nome do governo francês, agradeço calorosamente a todos que, frequentemente pondo sua vida em perigo, tornaram possível este desenlace. Lhes expresso a gratidão da França", escreveu o chefe da diplomacia francesa em sua nota.

Edith Bouvier, repórter do jornal francês "Le Figaro", sofreu ferimentos graves em uma perna em um bombardeio no último dia 22 de fevereiro contra um edifício usado como centro de imprensa em Baba Amr, bairro de Homs, no qual William Daniel, fotógrafo independente, conseguiu sair ileso.

Nesse mesmo ataque morreram a repórter americana Marie Colvin, que trabalhava para o britânico "The Sunday Times", e o fotógrafo francês Rémi Ochlik, que colaborava com a revista "Paris Match".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]