Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Sarkozy deve ampliar maioria em eleição parlamentar francesa

A votação em alguns territórios franceses em outros continentes começou neste sábado, no primeiro turno das eleições parlamentares, que, segundo as expectativas, resultarão numa maioria folgada para o recém-eleito presidente francês, o conservador Nicolas Sarkozy.

A votação abriu, primeiramente, nas ilhas de Saint-Pierre e Miquelon, na costa canadense, um dia antes do pleito na França continental.

Cerca de um milhão de franceses que vivem nos territórios fora do continente europeu estão registrados para votar.

O partido de Sarkozy deve manter a maioria dos 577 assentos da Assembléia Nacional, a câmara baixa do Parlamento, após o segundo turno eleitoral em 17 de junho.

Ele bateu com facilidade os socialistas na eleição presidencial de 6 de maio, e a imprensa francesa prevê que o partido conservador vai repetir a dose na disputa pelo Parlamento, abrindo caminho para as planejadas reformas.

Uma pesquisa na semana passada deu aos conservadores 42 por cento de apoio contra 28 por cento dos socialistas, que desde a derrota presidencial vivem período de turbulência.

Esses percentuais dariam aos conservadores uma maioria maior dos que as 359 cadeiras que eles hoje têm.

Grupos menores, como os verdes e os comunistas, devem levar poucos assentos.

A votação deste fim de semana é a terceira em menos de dois meses, e a oposição tem apelado aos eleitores para que não desanimem com a fadiga eleitoral e votem para impedir Sarkozy de ter uma grande maioria.

"Reaja", diz a primeira página da edição do Liberatión, jornal de esquerda, deste sábado. A campanha eleitoral se encerrou nesta sexta-feira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros