Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Sarkozy quer atuação firme na luta contra o terrorismo

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, insistiu nesta sexta-feira na necessidade de combater "sem fraqueza" o terrorismo durante uma visita a Bayonne (sudoeste da França), algumas horas depois do primeiro atentado dos separatistas bascos do ETA desde o fim do cessar-fogo, em junho.

"A ordem é lutar contra o terrorismo, os terroristas não têm o direito de morar no território da República da França", declarou Sarkozy durante um discurso aos policiais desta cidade do País Basco francês, ao lado da ministra do Interior, Michèle Alliot-Marie.

"Não haverá nenhuma fraqueza na luta contra o terrorismo, qualquer que seja sua origem e suas motivações", afirmou.

Poucas horas antes das declarações do presidente francês, uma caminhonete-bomba explodiu diante do quartel da Guarda Civil em Durango, no País Basco espanhol. Dois agentes ficaram levemente feridos no ataque, atribuído à organização armada separatista ETA.

Em resposta a uma mobilização convocada pelo partido separatista basco Batasuna por ocasião da visita de Sarkozy, 50 militantes se reuniram nesta sexta-feira em Ciboure, um porto diante de Saint-Jean de Luz, onde estava o chefe do Estado francês.

As forças policiais francesas mantiveram à distância os manifestantes, reunidos sob o lema "Sarkozy, reconheça e respeite o País Basco".

"A polícia nos impediu de chegar perto do porto, para que nossos militantes não possam ser vistos nem ouvidos pelos representantes do governo", declarou à AFP um dirigente do Batasuna.

O partido Batasuna foi declarado ilegal na Espanha em 2003 devido a seus supostos vínculos com o ETA, mas é autorizado na França.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.