O presidente da França, Ni­­colas Sarkozy, realizou on­­tem mudanças no governo, após a derrota humilhante que sofreu para a esquerda nas eleições regionais, informou o seu escritório. En­­quan­­to Sar­­kozy anunciava as mu­­danças, vários sindicatos franceses anunciaram greve para hoje, a qual deverá in­­terromper par­­cialmente os serviços ferroviários e fechar escolas no país.

CARREGANDO :)

Uma passeata de protesto con­­tra as reformas defendidas por Sarkozy deverá acontecer em Paris. No total, o par­­tido do presidente foi derrotado pelos socialistas em 23 das 26 regiões administrativas do país.

Na pequena mudança mi­­nisterial, o ministro do Tra­­balho, Xavier Darcos, foi re­­movido do cargo e substituído pelo ministro do Orça­­men­­­­to, Eric Woerth. François Ba­­roin substituirá Woerth co­­mo ministro do Orçamento.

Publicidade

Oposição

As eleições regionais poderão fortalecer os possíveis ri­­vais de Sarkozy nas próximas eleições presidenciais – no campo socialista, o di­­retor-geral do Fundo Mo­­ne­­tário In­­ter­­na­­cional (FMI), Do­­minique Strauss-Kahn, e no campo con­­servador, o ex-primeiro-ministro Domi­­nique de Vil­­lepin. As próximas eleições presidenciais acontecerão em 2012.