• Carregando...
O líder Kim Jong-Un festeja lançamento de foguete | KCNA/Reuters
O líder Kim Jong-Un festeja lançamento de foguete| Foto: KCNA/Reuters

Segurança

China recomenda reação prudente das Nações Unidas

O governo da China pediu ao Conselho de Segurança da ONU prudência na reação ao lançamento do foguete norte-coreano, afirmou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.

Pequim considera que qualquer resposta da ONU "deve ser prudente, apropriada, favorável à paz e à estabilidade na península coreana, e deve evitar qualquer escalada na situação atual", afirmou o porta-voz Hong Lei, no momento em que China é pressionada para conter o aliado.

De acordo com a imprensa estatal chinesa, Pequim vetará sanções "radicais" contra a Coreia do Norte porque o país não deseja isolar ainda mais Pyongyang.

O satélite norte-coreano lançado a bordo de um foguete de longo alcance na quarta-feira está orbitando a Terra normalmente, informaram autoridades sul-coreanas ontem. Washington e seus aliados fazem pressão pela imposição de novas punições contra Pyongyang, que surpreendeu a comunidade internacional com o lançamento.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que o satélite orbita o planeta a uma velocidade de 7,6 quilômetros por segundo, embora sua missão seja desconhecida. Autoridades espaciais da Coreia do Norte dizem que o satélite será usado para o estudo do clima e de colheitas agrícolas.

O porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Kim Min-seok, afirmou que geralmente são necessárias duas semanas para determinar se um satélite está funcionando corretamente após o lançamento, citando dados do Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos.

O lançamento do foguete de três estágios – cujo desenho é semelhante ao modelo capaz de levar uma ogiva nuclear até a Califórnia – elevou as tensões e o impasse internacional sobre o crescente arsenal atômico da Coreia do Norte. O próximo paso, acreditam especialistas, deve ser a realização de um terceiro teste nuclear, já que o país continua a aperfeiçoar sua tecnologia nuclear.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que já puniu várias vezes a Coreia do Norte por desenvolver um programa nuclear, condenou o lançamento de quarta-feira e disse que vai estudar "uma resposta apropriada". A Casa Branca chamou o lançamento de "ato altamente provocador que ameaça a segurança regional" e até mesmo a China, importância aliada de Pyongyang, lamentou o fato.

Na capital norte-coreana, porém, o orgulho por causa do avanço científico superou o temor de novas punições e de um maior isolamento internacional e os cidadãos tomaram cerveja e dançaram nas ruas para celebrar o lançamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]