Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Perda

Satoru Iwata, presidente da gigante dos games Nintendo, morre aos 55 anos

Satoru Iwata em imagem de 2014. CEO da Nintendo faleceu no sábado, vítima de câncer | Toru Hanai/REUTERS
Satoru Iwata em imagem de 2014. CEO da Nintendo faleceu no sábado, vítima de câncer (Foto: Toru Hanai/REUTERS)

O presidente-executivo da Nintendo, Satoru Iwata, morreu neste sábado (11) devido a um câncer, meses depois de ter liderado a entrada tardia da desenvolvedora japonesa de videogames em jogos para dispositivos móveis depois de anos de quedas nas vendas. Ele tinha 55 anos.

A morte do participativo presidente-executivo, anunciada pela Nintendo nesta segunda-feira, veio em um momento crítico para a companhia que está apostando que sua nova aliança em smartphones com a desenvolvedora de games online DeNA compensará as quedas das vendas de consoles.

Iwata resistiu durante muito tempo aos pedidos de investidores sobre a entrada em jogos mobile por medo de canibalizar a tradicional base de consoles da Nintendo. Ele anunciou a mudança em março à medida que a dura concorrência de rivais de console e jogos para dispositivos móveis continuaram a pressionar as vendas.

A companhia não anunciou um substituto, mas Genyo Takeda, diretor-gerente sênior e um dos chefes de desenvolvimento do console Wii, vai liderar o comitê para o funeral de Iwata -- um sinal de que ele pode vir a assumir o papel de liderança na empresa.

“Eles dizem que ainda não foi decidido quem será o próximo presidente-executivo, portanto, há uma ligeira incerteza”, disse o vice gerente-geral da Japan Asia Securities Mitsuo Shimizu.

Iwata passou por cirurgia em junho do ano passado para remover um tumor no ducto biliar e havia retornado ao trabalho. Ele participou de uma conferência anual com acionistas em 26 de junho, mas sua saúde deteriorou-se subitamente nos últimos dias, segundo a Nintendo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.