A saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela melhora a cada dia e ele agora é capaz de sentar-se por alguns minutos, informou sua filha mais nova à emissora estatal SABC.
Mandela, 95 anos, está internado em um hospital de Pretória há dois meses para o tratamento de uma infecção pulmonar recorrente. O governo disse no mês passado que sua condição permanecia crítica, mas demonstrava melhora.
Zindzi Mandela disse à SABC na sexta-feira que seu pai estava ficando cada vez mais alerta.
"Ele está bem. Tata agora consegue sentar-se, agora ele se senta em uma cadeira por alguns minutos por dia, todos os dias você percebe que ele se torna mais alerta e receptivo. Tata está determinado a não ir a lugar nenhum tão cedo", disse ela, chamando-o pela palavra em Xhosa para pai.
"Ele simplesmente não tem a força de um homem, tem uma força que está além de qualquer coisa que possa ser explicada. Porque, mesmo agora com os desafios a sua saúde, ele de alguma forma consegue se recuperar enquanto todos assumem ser o fim."
A vitória de Mandela nas primeiras eleições multirraciais, em 1994, marcou o fim do regime de apartheid. Quatro anos antes, ele fora libertado depois de 27 anos de prisão sob o domínio da minoria branca, 18 deles na colônia penal da ilha de Robben.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana