• Carregando...
Papa Francisco recebe uma cruz com um estilhaço extraído de uma criança ferida em um bombardeio russo do prefeito da cidade ucraniana de Lviv, Andriy Sadovy, durante a audiência geral de 7 de dezembro de 2023, na Praça de São Pedro
Papa Francisco recebe uma cruz com um estilhaço extraído de uma criança ferida em um bombardeio russo do prefeito da cidade ucraniana de Lviv, Andriy Sadovy, durante a audiência geral de 7 de dezembro de 2023, na Praça de São Pedro| Foto: EFE/ Cristina Cabrejas

O quadro clínico do papa Francisco "melhora progressivamente", depois de ter sido internado ontem devido a uma infecção respiratória, e o pontífice continua seguindo o tratamento indicado, informou nesta quinta-feira (30) o porta-voz da Santa Sé Matteo Bruni.

O papa Francisco, de 86 anos, descansou "bem" durante a noite e esta manhã, depois de tomar café, leu alguns jornais e "retomou o trabalho" no quarto do hospital Policlínico Gemelli onde está internado desde ontem. Antes do almoço, ele também foi à capela do quarto onde está internado para rezar e assistir à missa.

O pontífice "sofre de uma infecção respiratória que exigirá alguns dias de tratamento médico hospitalar adequado", afirmou a assessoria de imprensa do Vaticano horas depois de Francisco ser hospitalizado na tarde de quarta-feira.

"Nos últimos dias, o papa Francisco vinha sofrendo de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi ao Policlínico A. Gemelli para controles médicos", explicou a assessoria, especificando que não se trata de uma infecção por covid-19.

Francisco fez uma tomografia computadorizada de tórax e outros exames, que descartaram pneumonia, e seu estado de saúde não é preocupante, após os resultados.

A infecção respiratória ocorre a apenas três dias do Domingo de Ramos, que inicia os ritos da Semana Santa. Ainda não está claro se e como o papa poderá participar deles. Será necessário ver como evolui o seu estado de saúde para saber se ele poderá participar nos muitos eventos em que sua presença está programada. As agendas desta quinta-feira e de sexta-feira foram canceladas.

A hospitalização do papa Francisco causou surpresa já que o Vaticano anunciou inicialmente que o pontífice tinha sido internado "para check-ups previamente agendados", sem citar qualquer motivo. Uma entrevista, naquela mesma tarde, a um programa da emissora de televisão RAI teve de ser cancelada.

Mensagens de carinho

"Estou comovido com as muitas mensagens recebidas nestas horas e expresso a todos a minha gratidão pela proximidade e oração", escreveu o pontífice em um tweet em sua conta oficial, reiterando o que o Vaticano já havia declarado nesta quarta-feira (29).

Histórico

É a segunda vez que Francisco dá entrada neste hospital romano, depois de ter sido submetido ali a uma cirurgia no cólon em 4 de julho de 2021, e ter permanecido internado durante dez dias.

Desde então, o papa só vinha sofrendo com um problema no joelho direito que o obriga a andar com uma bengala ou em cadeira de rodas. O pontífice garantiu em várias ocasiões que não quer ser operado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]